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quinta-feira, 17 de julho de 2014

TRAGÉDIAS COLETIVAS: POR QUÊ ? Suely Caldas Schubert


TRAGÉDIAS COLETIVAS: POR QUÊ ?

Por: Suely Caldas Schubert

Suely Caldas Schubert
Somente o Espiritismo tem as respostas lógicas, profundas e claras que  explicam, esclarecem e, por via de conseqüência, consolam os corações humanos.
Para a imensa maioria das criaturas essas provas coletivas constituem um  enigma insolúvel pois desconhecem os mecanismos da Justiça Divina, que traz no  seu âmago a lei de causa e efeito.
Ante tragédias como essa mais recente, ou como outras de triste memória: o  incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo; o incêndio no circo em Niterói;  outros desastres de avião; terremotos; inundações; enfim, diante desses  dramáticos episódios a fé arrefece, torna-se vacilante e, não raro, surge a  revolta, o desespero, a descrença. Menciona-se que Deus castiga violentamente ou  que pouco se importa com os sofrimentos da Humanidade. Chega-se ao ponto de  comparar-se o Criador a um pai terreno e, nesse confronto, este sair ganhando  pois zela pelos seus filhos e quer o melhor para eles, enquanto que Deus...
O Codificador do Espiritismo interrogou os Espíritos Superiores quanto às  provas coletivas, no item intitulado Flagelos Destruidores, conforme  vemos em "O Livro dos Espíritos", nas questões 737 a 741, que recomendamos ao  atencioso leitor.

TRAGÉDIA - INCÊNDIO NUM CIRSO EM NITERÓI - RJ

Nos últimos tempos a Espiritualidade Amiga tem-se pronunciado a respeito das  provações coletivas, conforme comentaremos a seguir.
Exatamente no dia 17 de dezembro de 1961, em Niterói (RJ), ocorre  espantosa tragédia num circo apinhado de crianças e adultos que  procuravam passar uma tarde alegre, envolvidos pela magia dos palhaços,  trapezistas, malabaristas e domadores com os animais. Subitamente irrompe um  incêndio que atinge proporções devastadoras em poucos minutos, ferindo e matando  centenas de pessoas, queimadas, asfixiadas pela fumaça ou pisoteadas pela  multidão em desespero.
Essa dramática ocorrência, que comoveu o povo brasileiro, motivou a  Espiritualidade Maior a trazer minucioso esclarecimento, conforme narrativa do  Espírito Humberto de Campos, inserida no livro "Cartas e Crônicas" (ed. FEB),  cap. 6.
Narra o querido cronista espiritual que no ano de 177, em Lião, no sopé de  uma encosta mais tarde conhecida como colina de Fourvière, improvisara-se grande  circo, com altas paliçadas em torno de enorme arena. Era a época do imperador  Marco Aurélio, que se omitia quanto às perseguições que eram infligidas aos  cristãos. Por isto a matança destes era constante e terrível. Já não bastava que  fossem os adeptos do Nazareno jogados às feras para serem estraçalhados.
Inventavam-se novos suplícios. Mais de vinte mil pessoas haviam sido mortas.
Anunciava-se para o dia seguinte a chegada de Lúcio Galo, famoso cabo de  guerra, que desfrutava atenções especiais do imperador. As comemorações para  recebê-lo deveriam, portanto, exceder a tudo o que já se vira. Foi providenciada  uma reunião para programação dos festejos.
Gladiadores, dançarinas, jograis, lutadores e atletas diversos estariam  presentes. Foi quando uma voz lembrou: -"Cristãos às feras!" Todos aplaudiram a  idéia, mas logo surgiram comentários de que isto já não era novidade. Em  consideração ao visitante era preciso algo diferente. Assim, foi planejado que a  arena seria molhada com resinas e cercada de farpas embebidas em óleo, sendo  reunidas ali cerca de mil crianças e mulheres cristãs. Seriam ainda colocados  velhos cavalos e ateado fogo. Todos gargalhavam imaginando a cena. O plano foi  posto em ação. E no dia seguinte, conforme narra Humberto de Campos, ao sol vivo  da tarde, largas filas de mulheres e criancinhas, em gritos e lágrimas,  encontraram a morte, queimadas ou pisoteadas pelos cavalos em correria.
Afirma o cronista espiritual que quase dezoito séculos depois, a Justiça da  Lei, através da reencarnação, reaproximou os responsáveis em dolorosa expiação  na tragédia do circo, em Niterói.

INCÊNDIO DO EDIFÍCIO  JOELMA - SÃO PAULO

Uma outra tragédia também mereceu dos Benfeitores Espirituais vários  esclarecimentos.
Por ocasião do incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, ocorrido no dia lº  de fevereiro de 1974, o médium Francisco Cândido Xavier, em seu lar, em Uberaba  (MG), ouvindo a notícia pelo rádio, reuniu-se em prece com quatro amigos,  solicitando auxílio dos Benfeitores Espirituais para as vitimas .
Atendendo ao apelo apresenta-se o Mentor Espiritual Emmanuel e escreve,  através do médium, comovedora prece inserida no livro "Diálogo dos Vivos".*
Dias depois, em reunião pública, na qual estavam presentes alguns familiares  de vítimas do incêndio do Joelma, os poetas Cyro Costa e Cornélio Pires  (Espíritos) manifestaram-se pela psicografia, ditando ao médium sonetos  referentes à tragédia.
O soneto de Cyro Costa traz uma dedicatória e o transcrevemos, tal como está,  no citado livro "Diálogo dos Vivos" (cap. 26, pág. 150):

Luz nas chamas
Cyro Costa

(Homenagem aos companheiros desencarnados no incêndio ocorrido na capital de  São Paulo a 1º de fevereiro de 1974, em resgate dos derradeiros resquícios de  culpa que ainda traziam na própria alma, remanescentes de compromissos  adquiridos em guerra das Cruzadas.)
Fogo!... Amplia-se a voz no assombro em que se espalha.
Gritos, alterações... O tumulto domina.
No templo do progresso, em garbos de oficina,
O coração se agita, a vida se estraçalha.
Tanto fogo a luzir é mística fornalha
E a presença da dor reflete a lei divina.
Onde a fé se mantém, a prece descortina
O passado remoto em longínqua batalha...
Varrem com fogo e pranto as sombras de outras eras
Combatentes da Cruz em provações austeras,
Conquanto heróis do mundo, honrando os tempos idos.
Na Terra o sofrimento, a angústia, a cinza, a escória...
Mas ouvem-se no Além os hinos de vitória
Das Milícias do Céu saudando os redimidos.

Tecendo comentários sobre o soneto de Cyro Costa, Herculano Pires (no livro  retrocitado),
pondera que somente a reencarnação pode explicar a ocorrência trágica.  Segundo o poeta as dívidas remontavam ao tempo das Cruzadas. Estas foram  realizadas entre os séculos XI e XIII e eram guerras extremamente cruéis com a  agravante de terem sido praticadas em nome da fé cristã. Os historiadores  relatam atos terríveis, crimes hediondos, chacinas vitimando adultos e crianças.  Os débitos contraídos foram de tal gravidade que os resgates ocorreram a longo  prazo. Tal como o do circo em Niterói. O que denota a Bondade Divina que permite  ao infrator o parcelamento da dívida, pois não haveria condição de quitá-la de  uma só vez.

Vejamos agora o outro soneto (cap. 27, pág. 155):


Incêndio em São Paulo
CORNÉLIO PIRES

Céu de São Paulo... O dia recomeça...
O povo bom na rua lida e passa...
Nisso, aparece um rolo de fumaça
E o fogo para cima se arremessa.
A morte inesperada age possessa,
E enquanto ruge, espanca ou despedaça,
A Terra unida ao Céu a que se enlaça
É salvação e amor, servindo à pressa...
A cidade magoada e enternecida
É socorro chorando a despedida,
Trazendo o coração triste e deserto...
Mas vejo, em prece, além do povo aflito,
Braços de amor que chegam do Infinito
E caminhos de luz no céu aberto...


A idéia de que um ente querido tenha cometido crimes tão bárbaros às vezes  não é bem aceita e muitos se revoltam diante dessas explicações, mas,  conhecendo-se um pouco mais acerca do estágio evolutivo da Humanidade terrestre  e do quanto é passageira e impermanente a vida humana, a compreensão se amplia e  aceitam-se de forma mais resignada os desígnios do Criador. Por outro lado, que  outra explicação atenderia melhor às nossas angustiosas indagações?

Estas orientações do Plano Maior sobre as provações coletivas expressam, é  óbvio, o que ocorre igualmente no carma individual. Todavia, é compreensível que  muitos indaguem como seria feita a aproximação dessas pessoas envolvidas em  delitos no passado. A literatura espírita, especialmente a mediúnica, tem  trazido apreciáveis esclarecimentos sobre essa irresistível aproximação que une  os seres afins, quando envolvidos em comprometimentos graves. A culpa,  insculpida na consciência, promove a necessidade da reparação.

O Codificador leciona de forma admirável a respeito das expiações, em "O Céu  e o Inferno" (Ed. FEB), cap. 7 - As penas futuras segundo o Espiritismo. Esclarece que "o Espírito é sempre o árbitro da própria sorte, podendo prolongar  os sofrimentos pela permanência no mal, ou suavizá-los e anulá-los pela prática  do bem".
Assim - expressa Kardec -, as condições para apagar os resultados de nossas  faltas resumem-se em três: arrependimento, expiação e reparação.

"O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o  caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito  destruindo-lhe a causa.
Este o notável Código penal da vida futura, que tem 33 itens e que apresenta  no último o seguinte resumo, em três princípios:
<p>"lº O sofrimento é inerente à imperfeição.</p><p>2º Toda imperfeição, assim como toda falta dela promanada, traz consigo o  próprio castigo nas conseqüências naturais e inevitáveis: assim, a moléstia pune  os excessos e da ociosidade nasce o tédio, sem que haja mister de uma condenação  especial para cada falta ou indivíduo.</p><p>3º Podendo todo homem libertar-se das imperfeições por efeito da vontade,  pode igualmente anular os males consecutivos e assegurar a felicidade futura.</p><p>A cada um segundo as suas obras, no Céu como na Terra: - tal é a lei da  Justiça Divina."</p>
___________
* XAVIER, Francisco Cândido e PIRES, J. Herculano. Espíritos Diversos, cap.  25, p. 145, 1ª ed. da GEEM, São Bernardo do Campo (SP) - 1974. (Transcrita na  página seguinte.)

REFORMADOR - FEVEREIRO de 1997

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AS DORES DA ALMA
FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO
 
 
Este Livro TEM Como Finalidade uma busca no fazer auto-aperfeçoamento ATRAVES DO inconciente do Conhecimento, liberandonos de Toda Crítica e perseguição a si MESMO EA Outros.

Mostra Nossa Responsabilidade par com nossas atitudes autodestrutivas, e, nao somente colocar a culpa los espíritos, forma Fácil de Fugir da Realidade. 
Conforme Dores da Alma São os Sete Pecados Capitais: Orgulho, a preguiça, a Rai
va, inveja, gula, luxuria, avareza.







FIBROMIALGIA E ECTOPLASMA-1ª E 2 PARTES Dr.JOSÉ HENRIQUE RUBIM DE CARVALHO - PALESTRA QUE TODOS DEVERÍAMOS ASSISTIR

FIBROMIALGIA E ECTOPLASMA-1ª E 2 PARTES

Dr.JOSÉ HENRIQUE RUBIM DE CARVALHO-Dia-22-03-14-No lar de Frei Luiz

EVENTO GRATUITO.
Realização do Lar de Frei Luiz, através irmão Nelson Duartejr e equipe.
No Cenáculo Espírita Irmãos de Frei Luiz, conhecido como salão principal.

Seminário com o tema: FIBROMIALGIA E ECTOPLASMA.
Dia: 22/03/2014. Horário: 09:00 às 13:00h. 

Expositor: Dr. José Henrique Rubin. Médico de Clínica Geral e de Medicina do Trabalho e terapeuta de vidas passadas e de florais. Orador do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB). Presidente e fundador da Associação Médico-Espírita (AME) de Friburgo (RJ).
Quero manifestar minha imensa admiração pelo maravilhoso trabalho do LAR FREI LUIZ, que
aprendi a amar, admirar e respeitar. É emocionante a abertura dos trabalhos, onde em uma mesa vemos trabalhadores, a maioria médicos

Faz-se, na abertura dos trabalhos, uma leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, aberto
aleatoriamente, em seguida, outro trabalhador discorre sobre o tema lido.
A media que o palestrante faz sua apresentação, médiuns maravilhosos... videntes, psicógrafos
e outros, colocam no papel o que observam em relação ao plano espiritual presente. Ou seja,
tudo que ocorre no momento com referências aos Espíritos de Planos Superiores, que vem
trazer sua contribuição.
PARABÉNS AO LAR FREI LUIZ !!
Suely dos Anjos



http://youtu.be/cXCvEs2jNPo





FIBROMIALGIA E ECTOPLASMA 2ª PARTE
Dr JOSÉ HENRIQUE RUBIM DE CARVALHO- 22 03 14

Publicado em 24/03/2014

Palestra realizada no Lar de Frei Luiz,sabado dia 22-03-2014.
Direção:WILSON VASCONCELOS PINTO.(Presidente)



http://youtu.be/fJPhSUjpEXE










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